Pai Joaquim do Oriente |
GADBUDDHAYAH
GAD (Divindade) + BUDDHA
(Sentido) + YAH (Razão)
obrigado
A MEDIUNIDADE NA UMBANDA
Esse assunto é muito interessante e profundo, quero que você
leia e releia. Como diz nosso querido Pai Joaquim do Oriente:
- Hoje você entende amanhã você compreende. Rs... Com
certeza a espiritualidade tem um propósito para cada um, cabe a você estar
preparado para aceitar ou não. Momento a momento e segundo por segundo estamos
sendo testados por intermédio de nossos pensamentos, palavras e ações. Posso
dizer que é difícil, mas também não foi dito que seria fácil. A mediunidade não
é um premio que Deus dá a determinadas criaturas que a possuem, mas um meio
pelo qual possam trabalhar em beneficio de irmãos sofredores, problemáticos ou
portadores de males psicológicos e, em conseqüência, de si mesmas e por
intermédio de nossa fé podemos pedir de joelhos á Lei Maior e a Justiça Divina
que amenize as condições dessas criaturas. A mediunidade é mais um castigo que uma recompensa, sua
pratica é ainda penosa, obrigatória e com imenso sacrifício, em que o médium,
já babalorixá / Ialorixá *, esquece-se e vive para os outros. Daí não haver
razão para que se julgue superior, envaidecendo-se de sua faculdade. A
mediunidade é para servir e não para ser servida. Quem dela faz um instrumento
para a satisfação de seus interesses pessoais, sofrerá conseqüências futuras.
Por isso o médium deve buscar seu aperfeiçoamento moral e aprimoramento de sua
cultura, para oferecer aos guias e protetores condições e ambiente em que
possam trabalhar em prol do irmão aflito. Chegamos aqui em uma questão séria que
é a mediunidade. Pois não é raro um consulente ao se sentir afinizado com as
formas de trabalho do Movimento Umbandista querer ser um médium e trabalhar no
terreiro. Na maioria das vezes não sabendo no que isto implica. É claro que
para ser umbandista não é preciso ser médium. Porém, não são todos que trazem,
por tarefa, a mediunidade. Esta resulta de um compromisso que o ser espiritual
assume antes de encarnar, perante os mentores responsáveis. Na maioria das
vezes este compromisso é assumido como forma de acelerar o processo de resgate
dos débitos contraídos em encarnações passadas e os médiuns muitas vezes se
vêem em difíceis situações para levar adiante sua obrigação. Por isso , digo
que a mediunidade tem no seu maior número um caráter de prova de competência.
*BABALORIXÁ E IALORIXÁ Mais
alto grau hierárquico do terreiro.é o chefe do terreiro e tem sob sua
responsabilidade a direção dos trabalhos espirituais, a preparação dos médiuns
e sua feitura de santo(filhos de Santo), a realização de cerimônias como
batizados, casamentos e funerais. È chamado Babalorixa (pai) quando homem e Ialorixá (mãe) quando
mulher.
Com isso, quero dizer que a mediunidade na atualidade não é
missão cedida a espíritos iluminados e santos que encarnam na Terra para
conduzir almas. Este discurso cabe mais aqueles que pretendem tirar vantagens
particulares do fato de ter pessoas que batem a sua porta em sofrimento e
angustia procurando soluções para suas vidas. É claro que nenhuma entidade de
luz pode acobertar um usurpador deste quilate. Mais ainda, digo que, na imensa
maioria, os médiuns encontram-se endividados perante a Lei e recebem como
provação e expiação a possibilidade de praticar a caridade com humildade
servindo de veículos a seres, estes sim, iluminados pela Sabedoria e Amor. Não
é justo, portanto, que médium sinta-se vaidoso ou orgulhoso pela faculdade que
lhe foi estendida. Este é o primeiro passo para a decaída. Mesmo aqueles que
são médiuns, não são todos que vieram com o compromisso de trabalhar no
Movimento Umbandista, havendo a mediunidade como forma de trabalho em outras
doutrinas espiritualistas. O que difere o médium umbandista do médium de outras
correntes doutrinaria é que o médium de Umbanda, antes de encarnar, é preparado
para suportar as correntes de magia negra e outras forças negativas que irá
lidar no dia-a-dia do terreiro, entre outros motivos. Friso que esta preparação
só funciona se o médium der as condições para que sua áurea atue como escudo
protetor e mesmo como sintonizador de seus mentores evitando o contato com
seres do baixo mundo astral. As modificações que se processam antes da
encarnação para que o ser encarnante venha a ser médium de Umbanda são duas
basicamente.
- Recebe lições de cunho moral-espiritual, esclarecendo-o sobre a caridade e a fraternidade como formas de ajuste e as diretrizes da sua encarnação (mesmo não se lembrando destas lições ao entrar no corpo físico, elas permanecem latentes no seu inconsciente). É o cérebro que funciona, quando a criatura se acha em estado de vigília. Nesses neurônios corticais situam-se os circuitos de células em que são gravadas as experiências passadas, o aprendizado e as ocorrências da vida., tais como ocorre num “vídeo-tape”. Ai se armazena os conhecimentos do homem durante a existência terrena, transferindo-se daí para o espírito.
- Seu corpo astral é ajustado em suas vibrações e freqüências para no momento adequado vir a atingir sintonia com seu mentor permitindo sua manifestação ( isso só acontece se o médium der as condições fluídicas para o fenômeno). Quando o médium estiver pronto o mestre aparecerá guias observam tudo a todo o momento, pois o seu comportamento é avaliado por eles. Sabem que a interferência em assuntos já conhecidos pelo médium consciente induz em 90% no erro da consulta, pela interferência consciente do médium.
Ainda assim, com toda a
preparação que é feita através do ajuste e acréscimo de força em certos centros
vitais, muitos sucumbem pela falta de uma conduta moral e mesmo física tão
necessária para levar a bom termo sua missão. Inúmeros são os casos de médiuns
que fracassaram, caindo nas mãos do baixo astral pelas correntes de pensamentos
impregnadas de vaidade, orgulho, sensualismo, álcool e outros vícios. Os
mentores espirituais não podem ferir o livre arbítrio de seus filhos-mediuns
que têm que dar condições para que as entidades possam trabalhar. Se um médium
começa desvirtuar seu caminho, seu mentor o orienta e instrui na medida do
possível. Porem, se este é renitente e não quer ouvir seus guias, estes não
podem fazer nada a não ser observar. Você que foi abençoado com a oportunidade
do trabalho redentor não jogue fora as instruções nem a amizade sincera destes mentores do astral que
querem o seu bem. Esta é uma amizade que não pode ser substituída. È preciso
dizer, entretanto, que não basta apenas ceder o corpo físico para uma entidade
incorporar e trabalhar para o médium evoluir. A evolução espiritual não se dá
apenas pela caridade através da incorporação, mas principalmente pelo autodomínio
e auto conhecimento que o médium deve procurar para melhor servir e pela possibilidade
de presenciar e sentir os bons exemplos de simplicidade, amor, humildade e
sabedoria que são dados no dia-a-dia pelas entidades durante os trabalhos. Para
ter chance de aprender mais rápido é que a maioria dos médiuns não fica
completamente inconsciente durante as incorporações, podendo assistir
parcialmente a atuação dos verdadeiros mestres do Astral superior. Muitos dizem
tem coisas que eu não lembro, a entidade me tira parte da consciência para a
espiritualidade funcionam assim: lembra (consciente) ou (semi-inconsciente),
não lembra (inconsciente), não existindo meio termo.
MECANISMOS DA INCORPORAÇÃO
As variantes da mecânica da
incorporação se resumem em três:
1) Inconsciente
2) Semi-inconsiente
3) Consciente
A primeira, como o próprio nome já diz, é a modalidade
mediúnica que o médium cede totalmente a sua indumentária mediúnica a`a
entidade atuante. Neste tipo de mediunidade, o médium fica totalmente tomado,
entrando em um sono profundo, não tendo controle nenhum sobre seu corpo. Este é
um tipo de mediunidade já raro nos dias atuais, pois os mentores desejam que os
médiuns aperfeiçoem cada vez mais interiormente e que, de fato., comecem a
aprender reais valores da espiritualidade superior. Na mediunidade inconsciente
o trabalho é realizado pelo mentor, não tendo a mínima participação do médium.
A segunda modalidade
de mediunidade é a semi-inconsciente.O médium vê, ouve e percebe determinados assuntos
da consulta que sejam importantes para seu próprio desenvolvimento interior. É
como se fosse um aprendizado pratico, necessário a resolução de seus próprios
problemas interiores.Após a desincorporação, o médium se lembra de algumas
consultas, as necessárias ao seu desenvolvimento, e não se lembra de outras.
A Terceira o médium consciente parecerá absolutamente normal
aos olhos leigos, durante a incorporação o médium consciente busca sintonia com
a entidade, mas na verdade o espírito comunicante que lança uma onda mental,
que vai atingir a sintonia do médium, sem duvida há maior facilidade na
expressão de idéias e capacidade mental muito acima da do médium. Durante os
trabalhos conversam normal , muitos sem expressão de voz da entidade e
acompanham tudo com os olhos, recordam dos fatos com nitidez e com memória. Um
dos obstáculos encontrados pelos médiuns
portadores de incorporação consciente e que os inibe fortemente no exercício de
suas tarefas, é o não terem certeza de que o que falam vem do espírito
comunicante e não deles mesmos. Muitos médiuns alegam a inconsciência para não
inibir as pessoas que consultam suas entidades, embora permaneçam totalmente conscientes durante as
manifestações mediúnicas. Aos médiuns conscientes peço que jamais digam isso
aos consulentes, a mentirá não faz parte da Umbanda Sagrada, sejam sempre
sinceros.
Essa mensagem que você vai ler agora é fantástica.....
É sabido que as células têm mente, essa “mente da célula” é a
guardiã das enfermidades “carmicas”, fazendo eclodir na época prevista, embora
já estivessem impressas no núcleo da
célula desde o nascimento ( irmãos mais adiante informarei sobre “ A
Bioquímica que comprova a lei do carma”)
não podendo o espírito agir diretamente na matéria nem ser por ela atingido,
fá-lo por meio do perispirito (ou corpo astral),o qual é constituído de
corpúsculos fluídicos de consistência variável, numa escala que vai desde a
matéria densa , até a matéria quintessenciada: suas expressões externas são:
a) De
um lado a parte menos material, que se liga e é manipulada pelo espírito;
b) Do
outro lado a parte mais materializada, que é o sistema nervoso, que manipula o
corpo físico.
Entre essas duas expressões
extremas,vibra todo o corpo astral: é uma substancia única, manifestando-se em diferente e gradativos
graus de vibração, desde a
quintessenciada (imperceptível aos sentidos humanos), até a grosseira (perceptível
aos nervos).
Sendo, pois , a parte
materializada do corpo astral, que serve de ligação entre o espírito e o corpo
físico, o sistema nervoso é ao mesmo tempo,
Ø O
EXECUTANTE das ordens do espírito em
relação ao corpo (fibras AFERENTES) e
Ø O
COMUNICANTE das ocorrências do ambiente físico, para conhecimento do espírito
(fibras EFERENTES)
Compreendemos, então, por que,
quando um espírito se liga a um médium (sobretudo por ligações fluídicas através
dos chakras) este se agita, contorce ou tem repelões: as sensações do espírito
desencarnado tranmitem-se ao sistema nervoso do médium, o qual executa
involuntariamente os movimentos provenientes do espírito “externo” e não de seu
próprio espírito. Assim também as dores e sensações do comunicante se
transmitem ao corpo astral do médium, que as sente como se suas fossem.
Dá-se o mesmo com os “tiques” nervosos, a voz, os gestos, etc.,
pois o sistema nervoso do médium está “ligado” ao do espírito comunicante por
meio dos chakras e plexos nervosos.
CORTEX CEREBRAL
Toda a mediunidade que passa
através do córtex, impressionando os neurônios, é dita “consciente”, porque o
médium toma conhecimento, na consciência
“atual”, do que está passando nele; a tal ponto que, frequentemente não consegue distinguir
se é ele mesmo ou o “outro” por
intermédio dele, que está pensando, falando ou agindo.
Se, ao invés, as células
corticais não são impressionadas, a criatura não toma conhecimento do que se
passa: é a mediunidade inconsciente.
O mesmo se dá com o mecanismo dos
órgãos internos: coração, fígado, intestinos, estomago, rins, baço, etc.; todo
o comando que rege esses órgãos é feito sem qualquer registro no córtex; daí
serem todos os movimentos e a atuação desses órgãos, “inconscientes”. Só se
algo de anormal lhes sucede, necessitando eles de uma ajuda “externa” é que há
comunicação por meio do córtex, com a sensação sumanamente desagradável chamada
“DOR”. A dor é um toque de campainha
pedindo auxilio e levando ao consciente o conhecimento de uma irregularidade
que precisa ser sanada.
Isso esclarece suficientemente que
não depende do médium que sua mediunidade seja consciente ou inconsciente.
Trata-se de um fator independente de sua vontade, e cujo mecanismo é governado
por meios que a ciência “oficial” ainda desconhece. Alias, toda a estrutura
cerebral ainda é pouco conhecida da ciência medica,que não tomou contato
oficial com o principal agente, que é o espírito.
Humildemente ofereço alguns
conselhos aqueles que querem realmente preservar seus contatos mediúnicos e
evoluir na senda da caridade:
ü Procure
manter uma alimentação sadia com simplicidade, composta de verduras, legumes,
frutas, cereais, arroz, feijão. Evite o excesso de carnes pesadas como a de
porco e outras em conserva ou embutidos, principalmente em dia de sessão. Dê
preferência as carnes brancas, o peixe é excelente para o campo mental. Beba
muita água que é fonte condensadora de energia astral. ( por essa razão é
oferecido um copo d’água após incorporação)
ü Evite
os excessos de álcool e fumo, nunca beba e nem fume em um dia de sessão.
ü Evite
manter relações sexuais nas vinte e quatro horas que antecedem a sessão.
ü Evite
o contato sexual imediatamente após a sessão.
ü Saiba
que as entidades se manifestam através dos caminhos criados pelos seus pensamentos
e sentimentos. Bons pensamentos e sentimentos, entidades firmes trabalhando.
Más correntes de pensamento e sentimento, entidades inferiores estarão se
ligando a você. Por essa razão se pede para elevar os pensamentos e não manter
conversas paralelas.
ü A
entrar no terreiro, tenha este local como sagrado e dedicado apenas ao
espiritual..Esqueça os problemas trazidos do cotidiano e perceba o balsamo que
lhe é oferecido pelos amigos do astral que esperam contentes que você entregue
seu coração e seu físico ao trabalho com Oxalá.
ü Procure
de tempo em tempos (uma vez por mês) visitar os locais sagrados da natureza,
que pode ser uma mata,um rio, cachoeira, montanhas, pedreiras, praia ou mar. Ao
chegar neste local, observe a beleza da natureza, ouça o canto dos pássaros e
os barulhos naturais, respire profundamente o ar limpo, purificando os pulmões.
Peça aos espíritos puros que lá vivem que possam lhe dar força e energia. Você
verá como é bom!
ü Como
alimento para o espírito, cultive o habito da oração. Poucos têm esse costume e
quando tem, a maioria faz orações decoradas e aprendidas de outras religiões e
raro são aqueles que rezam de joelhos no chão e com seus corações. Não se
preocupe se você ainda não sabe extrair o alimento que podemos conseguir
através das invocações. Em nosso caso as entidades pedem o evangelho e o seu
entendimento e compreensão, eleva sua vibração.como tudo na vida, rezar também
se aprende e a experiência e vivencia é que proporcionam os resultados
desejados. O que não podemos é perder tempo.procure rezar falando aquilo que
vier do seu coração, direcionando seus pedidos pela força de seu pensamento e
de preferência não apenas aqueles pedidos de ordem material, mas também pedidos
mais espirituais aos seus Orixás.
Assim acredito que mais fácil
será o caminho e você mesmo vai se sentir feliz.
Ano de 2019 passando nesse início do final da primavera, uma estação maravilhosa. Pai Ogum é nosso regente em um ano de provas e expiações , pode estar um pouco dificil nessa etapa mas os guerreiros possuem em si condições para lidar com as adversidades e diferenças.
ResponderExcluirXangô traz uma mensagem de força e uma ordem de propósito, basta confiar em ogum e seguir em frente, o silêncio é aliado de todos nós, sal aumbandam
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